19 de set. de 2011

Biografia de Julio Emilio Braz

   Julio Emilio Braz nasceu em 16 de Abril de 1959, na pequena cidade de Manhumirim aos pés da Serra do Caparaó.
   Aos cinco anos mudou - se para o Rio de Janeiro, que adotou como lar.
   É considerado um autodidata, aprendendoas coisas com a extrema facilidade. Adquiriu o hábito da leitura aos seis anos.
   Iniciou sua carreira como escritor de roteiros de histórias em quadrinhos, publicados no Brasil, Portugal, Bélgica, França, Cuba e EUa. Já publicou mais de 100 títulos.
   Em 1988 recebeu o prêmio Jabuti pela inauguração de seu primeiro livro infanto - juvenil : SAGUAIRU.
  Em 1990 escreveu roteiros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo, e algumas mininovelas para a televisão do Paraguai.
  Em 1997 ganhou o Austrian Children Book Award, na Áustria, pela versão alemã do livro: CRIANÇAS NA ESCURIDÃO (Kinder im Dulkern) e o Blue Cobra Award, no Swiss Institue for Children's Book.

Fonte: http://www.julioemiliobraz.com/bio.html
Imagem:
 Julio Emilio Braz

Biografia de Ziraldo

   Ziraldo Alves Pinto ( Caratinga, 24 de outubro de 1932 ) é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.
   Ziraldo passou toda a infância em Caratinga. É irmão do também desenhista, cartunnista, escritor e jornalista Zélio Alves Pinto e também do Ziralzi Alves Pinto. Estudou dois anos no Rio de Janeiro e voltou para Caratinga, e tendo concluído o ensino médio. Formou - se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG) em 1957. Seu talento no desenho já se manifestava, desde essa época, tendo publicado um desenho no jornal Folha de Minas com apenas seis anos de idade. 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ziraldo
Imagem :
 Ziraldo Alves Pinto

Biografia Lygia Bojunga

Lygia Bojunga nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 26 de agosto de 1932. Aos oito anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Adolescente, estudou por dois anos em Belo Horizonte, retornando, depois, ao Rio. Escolheu estudar Medicina, mas desistiu de prestar vestibular porque se tornou atriz profissional. Do teatro foi para a tevê e para o rádio, representando, escrevendo roteiros, traduzindo e adaptando peças e livros para serem encenados. Apaixonou-se pela literatura e passou a escrever livros. Recebeu muitos prêmios nacionais e internacionais. Em 1982, pelo conjunto de sua obra, recebeu a medalha "Hans Christian Andersen", o mais importante prêmio internacional do gênero.

Casou-se com um inglês e por isso vive uma parte de seu tempo em Londres e outra parte no Rio de Janeiro.


Fonte: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=biblioteca.biografia&id_autor=149
Imagem :


 Lygia Bojunga